Escolhas são difíceis, mas necessárias

“O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove.”
Fernando Sabino


O Colégio Bandeirantes sabe que a escolha de uma carreira é uma decisão difícil e se torna um verdadeiro desafio para os adolescentes!

Considerando a realidade dos nossos alunos e alunas, seus interesses, seus desejos, as expectativas da família e as realidades do mundo profissional, a Escola estrutura a orientação profissional em três estágios:

Orientação Vocacional

Destinada aos alunos e às alunas que ainda não identificaram suas áreas de interesse.

Neste caso, o Colégio firmou parcerias com profissionais e institutos externos especializados em Orientação Vocacional, os quais realizam atendimentos individualizados e continuados.

Os profissionais utilizam estratégias diversificadas, que incluem sessões de autoconhecimento, testes especializados, atividades de reconhecimento das habilidades e outras. As múltiplas estratégias possibilitam a escolha, pelo aluno(a), do profissional de maior identificação pessoal.

Orientação Profissional

Voltada para os estudantes que identificaram sua área de interesse, mas necessitam de ajuda para a escolha da carreira.

Esses jovens contam o auxílio da Equipe de Orientação Profissional e para os Vestibulares, formada por cinco colaboradores do Colégio. Os profissionais da equipe estão à disposição dos estudantes para o fornecimento de informações sobre as carreiras e sobre as tendências do mercado.

Orientação para os Vestibulares

Feita a seleção da carreira, agora é hora de escolher as melhores faculdades. A Equipe de Orientação Profissional e para os Vestibulares também ajuda os jovens nessa etapa, apresentando as instituições de ensino mais bem avaliadas e renomadas para os diversos cursos.


Atividades de Orientação Profissional realizadas pelo Colégio no decorrer do ano letivo:

  • Palestras com profissionais de mercado, preferencialmente ex-alunos.
  • Bate-papo com ex-alunos do Band que cursam as melhores faculdades.
  • Visitas monitoradas às faculdades e universidades.
  • Palestras informativas sobre os vestibulares e sobre o ENEM.